geral@centrolex.pt
255 713 162 (chamada para a rede fixa nacional)

Centro LEX

Advogados & Solicitadores

(Português) Ordem de realização de penhora

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nos termos do Código de Processo Civil a realização de penhora começa pelos bens do executado cujo valor pecuniário seja de mais fácil realização e se mostrem adequados ao montante do crédito exequente.

A penhora pode todavia ser reforçada ou substituída pelo agente de execução nas seguintes situações:

Quando o executado requeira ao agente de execução, no prazo da oposição à penhora, a substituição dos bens penhorados por outros, desde que o exequente não se oponha;

Quando seja ou se torne manifesta a insuficiência dos bens penhorados;

Quando os bens penhorados não sejam livres e o executado tenha outros que o sejam;

Quando sejam recebidos embargos de terceiro contra a penhora, ou seja a execução sobre os bens suspensa por oposição a esta deduzida pelo executado;

Quando o exequente desista da penhora, por sobre os bens penhorados existir penhora anterior;

Quando o devedor subsidiário, não previamente citado, invoque o benefício da excussão prévia.

Em caso de substituição só depois da nova penhora é levantada a que incide sobre os bens substituídos.Ler mais…