geral@centrolex.pt
255 713 162 (chamada para a rede fixa nacional)

Centro LEX

Advogados & Solicitadores

(Português) A Execução Específica

Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O não cumprimento do contrato-promessa encontra-se subordinado à disciplina geral sobre o incumprimento das obrigações, contudo, encontram-se previstas na Lei especificidades a respeito do incumprimento do contrato-promessa: execução específica e a resolução do contrato-promessa.

De acordo com o disposto no n.º1 do artigo 830.º do Código Civil “ se alguém se tiver obrigado a celebrar certo contrato e não cumprir a promessa, pode a outra parte, na falta de convenção em contrário, obter sentença que produza os efeitos da declaração negocial do faltoso, sempre que a isso não se oponha a natureza da obrigação assumida.”

Ora, desta disposição resulta que, sendo o contrato-promessa sinalagmático, se algum dos promitentes não celebrar o contrato prometido, assiste ao promitente fiel o direito de obter uma sentença que supra a falta de manifestação de vontade do promitente faltoso. Nisto consiste a execução específica, ou seja, obter do Tribunal uma sentença que supra a inércia do promitente faltoso.

Assim, a sentença que julgue procedente o pedido de execução específica produz os mesmos efeitos jurídicos que o contrato prometido se destinava a produzir. Esta sentença substitui não só a falta de manifestação de vontade do promitente faltoso como a do promitente fiel, pelo que, possui a mesma eficácia do contrato prometido. Ler mais….