geral@centrolex.pt
255 713 162 (chamada para a rede fixa nacional)

Centro LEX

Advogados & Solicitadores

(Português) IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis

Leider ist der Eintrag nur auf Português verfügbar. Der Inhalt wird unten in einer verfügbaren Sprache angezeigt. Klicken Sie auf den Link, um die aktuelle Sprache zu ändern.

Existem muitos proprietários de imóveis que podem estar a pagar mais IMI do que deviam, porque, os valores patrimoniais tributários (VPT) dos seus imóveis estão inflacionados.

O valor do IMI a pagar obtém-se multiplicando o VPT do imóvel por uma taxa fixada anualmente pelo município onde este se localiza. Ora, são estes dois elementos, VPT e taxa, que influenciam o valor de IMI a pagar.

Normalmente, as taxas de IMI não sofrem alterações significativas de ano para ano, já o VPT é sujeito a uma atualização periódica (de três em três anos, no caso dos imóveis destinados à habitação), com base em 75% dos coeficientes de desvalorização da moeda, de acordo com o artigo 138º do Código do IMI. Trata-se de uma atualização automática efetuada pelo Fisco, que tem como objetivo ajustar o VPT do imóvel à inflação, traduzindo-se, regra geral, num aumento do valor patrimonial e, consequentemente, do IMI a pagar.

Contudo, ao mesmo tempo que o Fisco aplica um coeficiente majorativo sobre o VPT global, não corrige automaticamente, numa base anual, os valores e os coeficientes usados para o seu cálculo, como a idade do imóvel e o valor médio de construção por metro quadrado, assim a única forma de corrigir os efeitos da atualização periódica no VPT e, se for caso disso, ver refletida na sua avaliação a desvalorização de alguns dos seus elementos de cálculo, é solicitar a reavaliação ao Fisco. Ler mais…