geral@centrolex.pt
255 713 162

Centro LEX

Advogados & Solicitadores
renato vicente centro lex

(Português) Crime de subtracção de menor

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O crime de subtracção de menor está previsto no artigo 249.º do Código Penal e incluído na secção respeitante aos crimes contra a família.

Visa-se, aqui, a protecção dos direitos daqueles que exercem as responsabilidades parentais, que são, em regra, os progenitores do menor, mas podem ser outras pessoas, singulares ou colectivas, a quem o menor tenha sido confiado.

Dispõe o referido artigo o seguinte:

Quem:

  1. a) Subtrair menor;
  2. b) Por meio de violência ou de ameaça com mal importante determinar menor a fugir; ou
  3. c) De um modo repetido e injustificado, não cumprir o regime estabelecido para a convivência do menor na regulação do exercício das responsabilidades parentais, ao recusar, atrasar ou dificultar significativamente a sua entrega ou acolhimento;

é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.

2 – Nos casos previstos na alínea c) do n.º 1, a pena é especialmente atenuada quando a conduta do agente tiver sido condicionada pelo respeito pela vontade do menor com idade superior a 12 anos.

3 – O procedimento criminal depende de queixa.